II Conferência Municipal de Educação

Data de Publicação: 02/12/2021

Na tarde de 1º de dezembro do corrente o Município de Paulo Bento realizou a II Conferência Municipal de Educação. O Evento foi realizado no Plenário da Câmara Municipal de Vereadores. Teve a participação dos docentes do Sistema Municipal de Ensino, docentes da Escola Estadual Cel. Raul Barbosa, Conselho Municipal de Educação, servidores da Secretaria de Educação e Escolas Municipais, membros do Fórum Municipal de Educação e Comunidade em geral. A Conferência  teve como  tema: “INCLUSÃO, EQUIDADE E QUALIDADE: compromisso com o futuro da educação brasileira”.  A temática principal foi dividida nos seguintes eixos:  O PNE 2024 – 2034: avaliação das diretrizes e metas; uma escola para o futuro: Tecnologia e conectividade a serviço da Educação; e a criação do SNE: avaliação da legislação inerente e do modelo em construção.

As Conferências Municipais de Educação, objetivam mobilizar toda a Comunidade para a discussão e debate de temas relacionados à Educação no âmbito do Município. Às Conferências constituem-se em espaços democráticos abertos pelo Poder Público para que todos possam participar do desenvolvimento da Educação Nacional.

Fizeram-se presentes as autoridades do Município, o Prefeito Gabriel Jevinski, Vice Prefeito Vandeir Kalinovski, Presidente do Poder Legislativo José Piovesan Neto, Secretária da Educação Andrea Dacampo e Secretária da Assistência Social Isabel Kalinovski, além de representante do Banco Cresol Agência de Paulo Bento.

Em seu pronunciamento de abertura da Conferência do Prefeito Gabriel enfatizou a importância da Educação na formação do cidadão e como instrumental para gerar conhecimento. Em seguida, o Presidente do Conselho Municipal de Educação Daniel Marin conduziu os trabalhos, e realizou uma explanação a respeito do tema geral da Conferência e a sua significância para a Educação. Prosseguiu abordando a respeito dos eixos temáticos elencados no Documento Referência. Após a Sra. Teresinha Poletti, assessora técnica da Secretaria de Educação realizou a explanação das Metas do Plano Municipal da Educação de Paulo Bento vigente, detalhando a respeito dos resultados alcançados até o presente momento. Por final abriu-se espaço para os conferencistas realizarem uma discussão analítica a respeito dos assuntos tratados nos eixos da Conferência, e realizarem de forma escrita as demandas levantadas de forma coletiva. As demandas e proposições levantadas farão parte do Relatório Final da Conferência.

Ao encerramento do Evento o Presidente do Conselho Daniel Marin, reiterou a importância da participação dos presentes e destacou a relevância da coletividade na construção das políticas de Educação para o Município de forma democrática. Ainda no encerramento da Conferência a Secretária da Educação  Andrea Dacampo agradeceu aos participantes pela colaboração no sucesso de Evento, destacando a necessidade da construção de metas e propostas para a Educação.

O Evento foi realizado respeitando aos protocolos vigentes pertinentes à COVID - 19.