Dia da Bandeira

Data de Publicação: 19/11/2021

No dia 19 de novembro, é celebrado o Dia da Bandeira Nacional em homenagem à bandeira brasileira, desenhada por Raimundo Teixeira Mendes, Miguel Lemos, Manuel Pereira Reis e Décio Vilares. Essa bandeira foi criada após a Proclamação da República, que ocorreu no dia 15 de novembro de 1889, e apresentada no dia 19 de novembro do mesmo ano, por isso a celebração é nessa data.

A Cerimônia de substituição da Bandeira localizada no espaço do Museu Municipal, junto ao Monumento do Avião Xavante, contou com a Presença do Prefeito Gabriel Jevinski, Vice Prefeito Vandeir Kalinovski, Secretária de Educação, Cultura, Desporto e Turismo, Servidores da Secretaria, Professoras, Servidores e Alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Valério Schillo, e a Brigada Militar de Paulo Bento.

Aproveitou-se a data de hoje, 19 de novembro para a substituição, pois trata-se do Dia da Bandeira e em função de fomentar o patriotismo principalmente entre os alunos.

A bandeira foi, oficialmente, adotada no Decreto nº 04 constando que: Art. 1º – A bandeira adotada pela República mantém a tradição das antigas cores nacionais – verde e amarela – do seguinte modo: um losango amarelo em campo verde, tendo no meio a esfera celeste azul, atravessada por uma zona branca, em sentido oblíquo e descendente da esquerda para a direita, com a legenda – Ordem e Progresso – e ponteada por vinte e sete estrelas, entre as quais a da constelação do Cruzeiro do Sul, dispostas na sua situação astronômica, quanto à distância e ao tamanho relativos, representando os vinte Estados da República e o Município.

As suas cores tem o seguinte significado: a cor verde significa a natureza, o amarelo simboliza o ouro e riquezas, já a cor azul, junto das estrelas brancas, são referências ao céu na noite da proclamação.

O Município de Paulo Bento, irá proceder com a substituição da Bandeira Nacional que se encontra hasteada neste local, em mastro em frente ao Museu Municipal em posição estratégica na qual a vista alcança ao horizonte e pode-se vislumbrar o Pavilhão Nacional à considerável distância.