84ª corrida do Fogo Simbólico

Data de Publicação: 19/08/2021

Na data de 18 de agosto do ano  2021, marcou-se o início das comemorações da semana da pátria no município de Paulo Bento, com a 84ª corrida do Fogo Simbólico, promovida pela Liga de Defesa Nacional/RS, em parceria com a Prefeitura Municipal.

A Liga de Defesa Nacional/RS, foi recepcionada pelo Prefeito Municipal Gabriel Jevinski, Vereador Presidente do Legislativo José Piovesan Neto, Secretaria de Educação, Rainha e Princesa do Município, Brigada Militar de Paulo Bento, Professores, Estudantes e Servidores da Escola Municipal Valério Schillo, nas dependências do educandário. O momento cívico iniciou com a execução do Hino Nacional e em seguida com a apresentação da centelha pelo Coronel da Brigada Militar Ataíde Moraes Rodrigues, ao Prefeito Gabriel e o acendimento da mesma na pira provisória, localizada nas dependências da Escola Valério Schillo.

A equipe da Liga de Defesa Nacional/RS, presente no Município foi composta pelo: Coronel Ataíde Moraes Rodrigues, 1º Tenente Paulo Gilberto  da Silva, 2º Sargento Álvaro Remício Pereira Figueiró e o Sr. Paulo Francisco Lins, voluntário da Liga de Defesa Nacional/RS.

Em seu pronunciamento o Coronel Ataíde Moraes Rodrigues destacou o papel da Liga da Defesa Nacional, elencando que é uma entidade criada em 1916 pelo poeta Olavo Bilac, que na época sentiu a necessidade de criar um movimento que empolgasse a nação e despertasse o espírito do patriotismo. O fogo simbólico foi escolhido para representar o civismo e incorporado ao movimento em 1937, marcando a Semana da Pátria. Desde então o fogo simbólico tem percorrido as mais variadas distâncias.

O Prefeito Gabriel destacou a importância de valorizar a pátria e ter amor pelo lugar onde moramos. Sentiu-se grato por Paulo Bento estar recebendo a Liga de Defesa Nacional nesta 84ª corrida do Fogo Simbólico que expressa todo o ardor patriótico do povo brasileiro e renova as esperanças de um futuro melhor para todos.

Brasil de proporções geográficas que impactam assim como a sua portentosa natureza que abrigas no teu universal ecossistema. Brasil país de um povo com traços multifacetados e que se distinguem pela igual diversidade com que tens no meio natural.

A Semana da Pátria 2021 tem como tema Nacional o "Hino Nacional Brasileiro", a temática regional é a "A FEB (Força Expedicionária Brasileira e a participação dos gaúchos na Segunda Guerra Mundial", O tema local é a Homenagem aos profissionais da saúde. Nós temos muito orgulho e somos muito gratos a cada profissional da saúde e da educação que doa seu tempo, seus conhecimentos e suas melhores energias para salvar vidas, promover a ciência e garantir o ensino. Um dos desafios para o ser humano é combinar trabalho com cuidado. Eles não se opõem, mas se compõem, nesse tempo, não faltaram exemplos fortes e inspiradores de cuidado em todas as dimensões da nossa comunidade.

A solenidade cívica encerrou-se com a execução do Hino do Rio Grande do Sul.